quarta-feira, 31 de março de 2010

OS GRANDES TEMAS - PAISAGEM

PAISAGEM - A água


Lagos, rios e mares são elementos importantes nas fotografias de paisagens, porque sua capacidade de reflexão incorpora à imagem uma diversidade enorme de tons e cores. Embora em qualquer uma delas possa existir uma variação de papel desempenhado pela água, sua tendência deverá ser sempre a de chamar a atenção.
As características visuais da água estão subordinadas, em grande parte, a três fatores: o de maior significação é o céu, pois ele lhe confere muito sua coloração - quando o céu está muito azul, o azul do oceano tornasse carregado; sob um céu cinzento, porém, o mesmo mar talvez fique totalmente destituído de cor.


A tonalidade da água será composta de acordo com a cor do céu.

A reflexão apresenta o segundo fator. Além de refletir o céu, a água espelha outros tons e formas existentes ao seu redor, e, de acordo com a intensidade do movimento, ambos são capazes de produzir efeitos bastantes diversificados


Reflexo em águas paradas

A tranquilidade da água deste lago torna sua superfície extremamente refletora.


O terceiro fator consiste no próprio movimento. Quando cintila ao sol, a água desperta a curiosidade. Entretanto, a ausência de ondulação tem a possibilidade de roubar todo seu interesse. Um canal de águas paradas pode mostrar uma reprodução fiel das construções em torno dele, e, em alguns casos casos, é esse efeito desejado. Contudo, um pouco de movimento tem condições de alterar a imagem, tornando-a mais abstrata e sem destruir, com isso, a exata interpretação de tons e cores.

Abstração em água

Nenhum comentário: