sexta-feira, 2 de abril de 2010

OS GRANDES TEMAS - NATUREZA

NATUREZA - Zoológicos e aves

Muitos dos problemas enfrentados quando se fotografam animais em cativeiros assemelham-se mais aos apresentados pelos animais domésticos do que aos característicos das suas próprias espécies em liberdade.
Além de ser fácil localizá-los, ele não apresentam perigos ao fotógrafo, e em geral, são exemplares saudáveis de sua espécie.
Como acontece com os bichos de estimação, a maioria dos animais enjaulados tornam-se inquietos com a aproximação da hora das refeições, porém acalmam-se logo após delas. O fotógrafo obterá fotos mais interessante se observar a rotina do animal, pois assim terá condições de saber quais devem ser suas expectativas, em diversos momentos do dia. Além disso, é sempre aconselhável consultar os tratadores dos animais, pois eles não só dão conselhos úteis, como também informações sobre as proibições. Jamais se deveria usar um flash, por exemplo, sem permissão.
Os bichos variam não só de tamanho, mas também de comportamento, ambiente, velocidade de movimento e distância da câmera variam do mesmo modo.

O momento decisivo

O segredo de todas as fotografias de animais encontra-se na paciência, pois o fotógrafo não conta com qualquer controle sobre esses modelos. A hora das refeições oferece a
melhor oportunidade possível para um bom instantâneo, pois então a maioria deles tornam-se especialmente ativos.

Fotografando Pássaros

Fotografando de um esconderijo

Os pássaros tornam-se inquietos e vigilantes ao alimentar os filhotes, e, quando se trata de corujas, em esconderijo é praticamente indispensável.

Os trabalhos fotográficos com os pássaros, em comparação com todos os animais existentes, talvez sejam os mais significantes, embora possam também, por outro lado, causar as maiores frustrações. É imensa a variedade dessa espécie: alguns são de cores vivas, outros descoloridos; uns procuram comida à noite, outros de dia. Entretanto, todos têm uma características em comum: são seres de hábitos. Quase sempre pousam perto de seus ninhos, em um mesmo lugar, e, com exceção das aves de rapina, em geral se alimentam, em uma única área. Isso dá a oportunidade do fotógrafo prever os movimentos de um pássaro, e de tirar fotos exatamente no momento certo.
É mais fácil tirar fotografias dos pássaros quando os mesmos encontram-se ocupados com seus ninhos, mas mesmo nessas condições o silêncio e a imobilidade são imprescindíveis. embora isso se aplique a todas as fotos de animais, deve ser ressaltado de modo especial com as aves, pois, uma vez assustadas podem não retornarem as local do ninho.
























Aves durante o vôo

Os pássaros que vivem em liberdade vêem o fotógrafo muito antes de ele se encontrar a uma distância suficiente para fotografá-los. Entretanto, alguns dele, como esta espécie de ganso patola, aproximando-se para pousar, não se deixa perturbar, tornando desnecessária o uso de um esconderijo.



Nenhum comentário: